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Constelação Sistêmica Empresarial

um caminho que se abre para o equilíbrio produtivo da empresa

O Método de Constelação Sistêmica Empresarial

Constelação Empresarialé uma metodologia, altamente eficiente, que foi percebida e desenvolvida pelo terapeuta alemão Bert Hellinger. Alguns outros consultores, deram continuidade ao desenvolvimento dessa metodologia, aplicando-as nas empresas. Hoja, já são amplamente divulgadas e muito utilizadas em consultorias de empresas, no desenvolvimento de equipes, no coaching e na mentoria.

O método permite que em situações altamente complexas nas empresas, os problemas se tornem visíveis (sejam percebidos) em todas as suas dinâmicas, mesmo as mais sutis que passam desapercebidas pelo gestor. A partir de sua aplicação o cliente (que coloca o problema) consegue vislumbrar um imagemmais concreta da empresa, da sua equipe e todos os envolvidosm no negócio.

Na abordagem sistêmica a questão da empresa trazida pelo cliente, é vista em sua totalidade o possibilita trazer à tona às soluções de forma ampla e objetiva. Através dessa trabalho, os entendimentos alcançados, oferecem uma base sólida para os tomadores de decisão da organização (ou consultores) nas ações e medidas de reestruturações organizacionais

Possíveis aplicações da Constelação Organizacional para a empresa

Estratégia

  • Definição de uma estratégia para a organização e/ou área;

  • Verificação da coerência da atual estrutura organizacional;

  • Gestão de novos projetos, produtos e marcas;

  • Constituição de um novo negócio;

  • Conflitos ( societários; pendências judiciais, concorrência, etc);

  • Investigação das estruturas organizacionais disfuncionais;

  • Plano de Sucessão

  • Dificuldade em fazer o negócio decolar;

  • Muito trabalho para um resultado financeiro ruim;

  • Muito trabalho e pouco dinheiro;

  • Dificuldades com sócios e parceiros;

  • Desequilíbrio na parceria (um dos sócios dispõe mais que outro (dinheiro, tempo, trabalho, know how, etc);

  • Lentidão para tomar decisões estratégicas (sensação de âncora nos pés);

  • Questões com familiares que trabalham com você;

  • Aumento de inadimplência;

  • Aumento de gastos maior que o da entrada de recursos financeiros ;

  • Rotatividade de funcionário/parceiros;

  • Duvidas sobre qual produto/serviços lançar;

  • Ter maior visão de mercado;

  • Redefinição da linha de produto e/ou serviços,

  • Duvida quanto a marcas e produtos trabalhar;

  • Avaliação de novos nichos de produtos e mercados;

Aplicações na Área Comercial

  • Baixo índice de fechamentos;

  • Dificuldades em prospectar novos clientes e mercados;

  • Dificuldades em sustentar preço com o cliente;

  • Dificuldade em manter equipe de vendas;

  • Gerenciamento inadequado na carteira;

  • Venda sem rentabilidade;

  • Perda de posições para a concorrência;

  • Perda de vendas/mercado;

  • Pouco fluxo de trabalho;

  • Dificuldade em sustentar o preço e não dar descontos;

Entrevista Tadeu Ohl para Alma do Negócio - Visão Sistêmica (Há 13 anos atrás)