Constelação Sistêmica Empresarial
um caminho que se abre para o equilíbrio produtivo da empresa
O Método de Constelação Sistêmica Empresarial
Constelação Empresarialé uma metodologia, altamente eficiente, que foi percebida e desenvolvida pelo terapeuta alemão Bert Hellinger. Alguns outros consultores, deram continuidade ao desenvolvimento dessa metodologia, aplicando-as nas empresas. Hoja, já são amplamente divulgadas e muito utilizadas em consultorias de empresas, no desenvolvimento de equipes, no coaching e na mentoria.
O método permite que em situações altamente complexas nas empresas, os problemas se tornem visíveis (sejam percebidos) em todas as suas dinâmicas, mesmo as mais sutis que passam desapercebidas pelo gestor. A partir de sua aplicação o cliente (que coloca o problema) consegue vislumbrar um imagemmais concreta da empresa, da sua equipe e todos os envolvidosm no negócio.
Na abordagem sistêmica a questão da empresa trazida pelo cliente, é vista em sua totalidade o possibilita trazer à tona às soluções de forma ampla e objetiva. Através dessa trabalho, os entendimentos alcançados, oferecem uma base sólida para os tomadores de decisão da organização (ou consultores) nas ações e medidas de reestruturações organizacionais
Possíveis aplicações da Constelação Organizacional para a empresa
Estratégia
Definição de uma estratégia para a organização e/ou área;
Verificação da coerência da atual estrutura organizacional;
Gestão de novos projetos, produtos e marcas;
Constituição de um novo negócio;
Conflitos ( societários; pendências judiciais, concorrência, etc);
Investigação das estruturas organizacionais disfuncionais;
Plano de Sucessão
Dificuldade em fazer o negócio decolar;
Muito trabalho para um resultado financeiro ruim;
Muito trabalho e pouco dinheiro;
Dificuldades com sócios e parceiros;
Desequilíbrio na parceria (um dos sócios dispõe mais que outro (dinheiro, tempo, trabalho, know how, etc);
Lentidão para tomar decisões estratégicas (sensação de âncora nos pés);
Questões com familiares que trabalham com você;
Aumento de inadimplência;
Aumento de gastos maior que o da entrada de recursos financeiros ;
Rotatividade de funcionário/parceiros;
Duvidas sobre qual produto/serviços lançar;
Ter maior visão de mercado;
Redefinição da linha de produto e/ou serviços,
Duvida quanto a marcas e produtos trabalhar;
Avaliação de novos nichos de produtos e mercados;
Aplicações na Área Comercial
Baixo índice de fechamentos;
Dificuldades em prospectar novos clientes e mercados;
Dificuldades em sustentar preço com o cliente;
Dificuldade em manter equipe de vendas;
Gerenciamento inadequado na carteira;
Venda sem rentabilidade;
Perda de posições para a concorrência;
Perda de vendas/mercado;
Pouco fluxo de trabalho;
Dificuldade em sustentar o preço e não dar descontos;